Bem, é chegado mais um 8 de março e com eles todas as comemorações, recordações, protestos e reflexões sobre este que ficou estabelecido como "o dia da mulher". Como todo homem, sinto-me no dever de parabenizar todas as mulheres que, certamente, merecem seu reconhecimento.
Todavia, mais do que uma simples felicitação, acho importante dar minha contribuição com algumas reflexões, e mesmo provocações, à todas as mulheres. Por isso decidir escrever esse breve texto que se segue, minha singela homenagem para elas que devem, e merecem, ir além de suas conquistas até aqui:
Porque não comemorar o dia das mulheres:
porque suas lutas por respeito e dignidade não se dão em uma comemoração específica,
mas em inúmeras situações do dia a dia.
porque elas são mais que um gênero ou um cromossomo específico,
porque elas não são apenas mais sensíveis e emotivas que os homens,
e tampouco são apenas mais resistentes à dor,
ou capazes de fazer mais tarefas ao mesmo tempo,
elas são tudo isso e muito mais!
porque não são maquiagens, roupas e assessórios que as fazem belas,
pois elas não são meros estereótipos de beleza.
porque muitas ainda não se deram conta disso,
e descobriram o quão maravilhosas podem ser,
simplesmente por serem autenticas.
porque muitas vão sempre achar defeito no próprio corpo,
e não vão se considerar boas o suficiente para os desafios da vida,
porque muitas vão dar mais valor do que deviam às pessoas erradas,
e vão se iludir e se decepcionar.
porque elas não são apenas vítimas de seus medos e ansiedades,
elas são isso e muito mais
porque todo homem que se preze sabe o quanto precisa delas,
porque não são apenas um "sexo frágil",
e tampouco são apenas feministas que lutam por seus direitos.
porque, afinal de contas, nenhum homem sabe o que é menstruar,
e tampouco sentirá as dores e desafios de dar àa luz.
porque ser mulher certamente não deve ser simples,
e tampouco fácil
e ainda assim elas tiram de letra.
porque nenhum homem jamais vai entendê-las por completo,
porque elas simplesmente são tudo isso e muito mais!
E pra fechar com chave de ouro, uma música de um cantor que sabe, muito melhor que eu, traduzir um pouco o que são as mulheres:
Nenhum comentário:
Postar um comentário