Quanto vale um pensamento? Qual o peso de uma ideia? O cheiro de uma divagação? Essas e outras perguntas sem respostas são o que traduzem um pouco do espírito deste blog. Pensamentos, poemas, relatos e divagações traduzidas em textos bem ou mal escritos, com ou sem sentido, simplesmente para aqueles que curtem passar o tempo enquanto as palavras fluem

sexta-feira, 8 de março de 2013

Porque não comemorar o dia das mulheres


Bem, é chegado mais um 8 de março e com eles todas as comemorações, recordações, protestos e reflexões sobre este que ficou estabelecido como "o dia da mulher". Como todo homem, sinto-me no dever de parabenizar todas as mulheres que, certamente, merecem seu reconhecimento.

Todavia, mais do que uma simples felicitação, acho importante dar minha contribuição com algumas reflexões, e mesmo provocações, à todas as mulheres. Por isso decidir escrever esse breve texto que se segue, minha singela homenagem para elas que devem, e merecem, ir além de suas conquistas até aqui:

Porque não comemorar o dia das mulheres:

porque suas lutas por respeito e dignidade não se dão em uma comemoração específica,
mas em inúmeras situações do dia a dia.
porque elas são mais que um gênero ou um cromossomo específico,
porque elas não são apenas mais sensíveis e emotivas que os homens,
e tampouco são apenas mais resistentes à dor,
ou capazes de fazer mais tarefas ao mesmo tempo,
elas são tudo isso e muito mais!

porque não são maquiagens, roupas e assessórios que as fazem belas,
pois elas não são meros estereótipos de beleza.
porque muitas ainda não se deram conta disso,
e descobriram o quão maravilhosas podem ser,
simplesmente por serem autenticas.

porque muitas vão sempre achar defeito no próprio corpo, 
e não vão se considerar boas o suficiente para os desafios da vida,
porque muitas vão dar mais valor do que deviam às pessoas erradas,
e vão se iludir e se decepcionar.
porque elas não são apenas vítimas de seus medos e ansiedades,
elas são isso e muito mais

porque todo homem que se preze sabe o quanto precisa delas,
porque não são apenas um "sexo frágil",
e tampouco são apenas feministas que lutam por seus direitos.
porque, afinal de contas, nenhum homem sabe o que é menstruar,
e tampouco sentirá as dores e desafios de dar àa luz.
porque ser mulher certamente não deve ser simples,
e tampouco fácil
e ainda assim elas tiram de letra.

porque nenhum homem jamais vai entendê-las por completo,
porque elas simplesmente são tudo isso e muito mais!


E pra fechar com chave de ouro, uma música de um cantor que sabe, muito melhor que eu, traduzir um pouco o que são as mulheres:

















domingo, 3 de março de 2013

(In)cômodo




É o amanhã é o amanhã,

que bate ululante à porta,

sem aceitar calma,

e nem querer saber de prazo

te consumindo nessa cafeína,

de desculpas esdrúxulas,

e angústia repentina


É o amanhã é o amanhã,

contando seus segundos em pixel por polegada,

enquanto sua vida se preenche no vazio da tela,

surfando as vãs palavras,

na maré de bits em busca de uma resposta,

ou será a pergunta que não cala?


É o amanhã é o amanhã,

e não adianta se esconder,

nesse doce amargo de ilusão,

que apenas te impede de ver,

a vida que pulsa no mais ínfimo âmago do seu ser


É o amanhã, é o amanhã

a cruel dúvida que jaz na fechadura da porta,

entre a dor que liberta e a certeza que conforta,

e pelo feixe de luz

o buraco se faz porta,

à espera do sentimento

que incomoda